SAÚDE NA TERCEIRA IDADE

SAÚDE NA TERCEIRA IDADE

  • Postado por: Admin
  • Data 20, de
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A receita do envelhecimento com saúde

Certamente, a receita para envelhecer com saúde está refletida nas escolhas feitas ao longo dos anos. Por isso, quanto mais cedo os bons hábitos forem adquiridos, maiores são as chances de chegar à maturidade com saúde. Confira cinco atitudes para envelhecer bem:

  1. Pratique atividades físicas: não é só benefícios à silhueta que os exercícios trazem. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as atividades ajudam a prevenir doenças da terceira idade como osteoporose, problemas cardíacos e, por causa dos níveis de serotonina que se elevam durante a prática, uma substância que melhora o humor, ajudam a prevenir a depressão.

 

  1. Exercite o seu cérebro: todo mundo sabe que uma boa leitura promove relaxamento e ajuda a estimular o raciocínio, mas, além desses benefícios, ler livros ajuda a manter o cérebro sempre ativo, prevenindo a perda de memória. Jogos de videogames ou de raciocínio também melhoram a memória.

 

  1. Durma corretamente: dormir pouco todos os dias pode envelhecer o cérebro, pois acelera a velocidade do declínio cognitivo, além de afetar no raciocínio. Aliás, a privação do sono pode ainda atrapalhar a concentração durante as tarefas e atrapalhar o bom funcionamento do metabolismo, agravando, dessa forma, em um aumento do peso corporal. O ideal é descansar oito horas por noite.

 

  1. Aumente a ingestão de água: a água é o nutriente mais abundante no corpo, sendo que ela desempenha papeis fundamentais no nosso corpo. Algumas das funções são: transportar nutrientes para as células, regular a temperatura corporal, atua nos processos fisiológicos de digestão, absorção e secreção, protege de infecções e ajuda a eliminar toxinas por meio da urina. Por isso a indicação é que sejam consumidos, no mínimo, dois litros de água diariamente – o que representa oito copos de água diariamente.

 

  1. Evite o tabagismo e a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas: o álcool etílico diminui a quantidade de vitamina A no organismo, agravando no aparecimento de rugas e linhas de expressão. Já o cigarro reduz o fluxo sanguíneo afetando na oxigenação dos tecidos da pele. Além disso, como o álcool e o tabagismo provocam danos nas células saudáveis do corpo, elevam as chances de doenças como diabetes, hipertensão e problemas neurológicos como o Mal de Parkinson. Sendo assim, é bom deixar esses vícios de lado.

 

  1. Faça passeios regularmente durante o dia: permanecer ao ar livre pelo menos 15 min diários. A Vitamina D, advinda do sol, ajuda a fixação do cálcio, melhora o ânimo. O melhor período para se expor ao sol é até as 10 horas e após as 16 horas. Não se esqueça de usar protetor solar.

 

  1. Acompanhamento Terapêutico: é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do paciente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados. O AT é indicado para aqueles que se encontram em uma situação de sofrimento psíquico intenso, por vezes em condição de isolamento e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos. É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia, depressão e estagnação. O trabalho clínico se desenvolve através de encontros com o paciente cujo campo de ação é o cotidiano dos indivíduos acompanhados e um fazer em comum, por meio do qual o paciente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma;

 

  1. Fisioterapia: a propensão a adquirirem algumas patologias que ocorrem com o passar dos anos aumenta, tais como osteoporose (enfraquecimento dos ossos), artroses (degeneração articular), incontinência urinária, diabetes, hipertensão arterial; o que pode ocasionar problemas de coração e AVC (Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como “derrame”). Por isso, a fisioterapia atua tanto na prevenção quanto na recuperação destas patologias através de um programa especializado conforme a individualidade de cada caso, através da fisioterapia motora, respiratória e neurológica.

 

  1. Fonoaudiologia: o início efetivo do envelhecimento vocal, no entanto, varia de acordo com cada pessoa e suas características. O acompanhamento de um profissional nessa fase da vida pode evitar ou reverter muitos desses distúrbios e problemas, promovendo bem-estar e qualidade de vida mais efetivos para a vida da pessoa. Procura melhorar a qualidade de vida do paciente em temas como: Envelhecimento da voz, Envelhecimento do aparelho auditivo, Dificuldade de engolir os alimentos, Distúrbios da motricidade oral e demais patologias que impactam a mobilidade e fala como doenças de Alzheimer, AVCs e Parkinson.

 

  1. Terapia Ocupacional: terapeutas que avaliam os componentes do sistema motor e cognitivo, para que se consiga identificar as dificuldades e traçar um plano de tratamento adequado. Estes cuidados visam aumentar e manter o sistema motor e a atividade cognitiva fortalecida.

 

  1. Cuidadores de Idosos: são profissionais capacitados para atender às necessidades dele em sua própria residência, sem privá-lo do ambiente familiar e da sua rotina diária.Desse modo, o Cuidador faz para o idoso apenas o que o mesmo não consegue realizar sozinho e incentiva atividades adequadas à sua capacidade atual, mas também está junto quando a limitação é grande, preservando a dignidade do assistido. A seguir, Melina Primo relaciona algumas dicas de como escolher os cuidadores certos para seu familiar

Fonte : https://exame.abril.com.br/negocios/dino/saude-na-terceira-idade-11-dicas-para-um-envelhecimento-saudavel-e-chegar-aos-100-anos-com-saude/

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